Todos imaginamos o quanto deve ser difícil quem precisa de um órgão e fica na fila de espera muita vezes por meses ou até anos; então, surge a ideia de criar órgãos em impressoras 3D mas aí surge um outro problema, o preço. Uma impressora destas custaria em torno de $100,000, mas com este projeto o preço será acessível a todos.

Por enquanto, esta ideia está em fase inicial, mas pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, acreditam e estão trabalhando muito neste projeto para ajudar pacientes que precisam de órgãos. Será produzido órgãos sobre demanda.

Como irá funcionar?

Serão preciso 2 etapas, a captura das imagens e a impressão. “Temos sido capazes de captar as imagens de ressonância magnética de corações e artérias com uma resolução sem precedentes”, disse Adam Feinberg, professor da universidade.

Em seguida, o protótipo é enviado a uma impressora 3D comum que custa $1,000, esta imprime plástico ou metal, e está sendo adaptada para trabalhar com materiais biológicos e macios, como o colágeno e a fibrina. Para a próxima etapa do projeto, a ideia é encontrar uma maneira de incorporar células reais do coração nas estruturas de tecido impressas.

Veja abaixo o vídeo do projeto.

Para acelerar o desenvolvimento do estudo, este será um projeto Open-source para outras pessoas contribuírem para o melhoramento desta incrível invenção.

Curta nossa Página

Autora
AnyKarolyneGaldino

Any Karolyne Galdino – FacebookTwitterInstagram –LinkedIn Google Plus
Estudante de Sistemas de informação e criadora do blogdeti