Em uma visita a floresta tropical de Bornéu, Topher White enxergou a possibilidade de aproveitar os celulares descartados por todo mundo, em prol de ajudar as florestas que estão sendo desmatadas. Funciona da seguinte maneira quando o som de uma motosserra é ouvido na floresta o dispositivo identifica este som, envia uma alerta pela rede GSM padrão que já existe ali para o guarda florestal no campo que pode intervir em tempo real e parar o desmatamento.

Este é o mais barato, rápido e ecológico meio de fazer isto, pois centenas de milhões de celulares são descartados todos os anos. E com isso irá se aproveitar estes dispositivos que estão em desuso e que poderiam prejudicar a natureza, tornando eles o meio de salvação para a mesma. Os celulares são ótimos eles são cheios de sensores e podem ouvir os sons da floresta.

E para isso é preciso protege-los e alimentá-los de energia. Energizá-los foi um grande desafio de engenharia. Alimentar um celular, sob a copa de uma árvore, com qualquer fonte de energia solar, era um problema ainda sem solução. O design original de painéis solares foi construído com produtos reciclados de um processo industrial. E para proteger os celulares, eles são fixado no alto de árvores, praticamente invisíveis para quem está no chão.

Se você deseja ajudar este projeto basta entrar neste link.

Abaixo segue o vídeo da palestra na TED sobre este projeto.

 

Achou este artigo útil?? Então siga nossa página para não perder nenhuma novidade.

Autora
AnyKarolyneGaldino

Any Karolyne Galdino – FacebookTwitterInstagram –LinkedIn Google Plus
Estudante de Sistemas de informação e criadora do blogdeti