Um norte-americano de apenas 13 anos chamado Krishna Reddy criou um dispositivo que é capaz de dizer se o motorista de um veículo consumiu álcool ou usou outras drogas. Os bafómetros medem apenas o teor de álcool em uma amostra de ar, já este dispositivo detecta através da dilatação de suas pupilas.

Funciona da seguinte forma, quando olhamos para algo bem iluminado as pupilas se contraem para filtrar a quantidade de luz que entra nos olhos, elas ficam menores quandoolhamos para algo mais iluminado; e se dilatam quando o ambiente fica mais escuro. E quando há a presença de drogas no organismo é refletida nas pupilas: álcool e opióides, por exemplo, fazem com que as pupilas se contraiam, enquanto LSD, cogumelos e cocaína fazem com que elas se dilatem.

O aparelho criado pelo garoto é bem simples e usa uma câmera digital, uma lanterna e um rolo de papel higiênico. A luz é direcionada aos olhos através do rolo e a câmera faz um vídeo das pupilas conforme elas se contraem. E então o software que o próprio jovem criou, o dispositivo e um computador medem a compressão da pupila quando a luz foi direcionada a ela.

O objetivo é principalmente reduzir o número de acidentes causados pelo uso não somente do álcool mas também de soníferos, anfetaminas, analgésicos fortes entre outros que muitos motoristas insistem em usar e dirigir logo após.

Veja abaixo o vídeo do projeto

 

Autora
AnyKarolyneGaldino

Any Karolyne Galdino – FacebookTwitterInstagram –LinkedIn Google Plus
Estudante de Sistemas de informação e criadora do blogdeti